domingo, 25 de março de 2018

SANTA CATARINA em 2017

De 12 a 25 de abril de 2017.

Resolvi comemorar meu aniversário em Pomerode. Então comprei as passagens pela GOL por 821,24 reais para cada e fui com a minha irmã para Santa Catarina curtir um friozinho. Nosso voo saiu dia 12 de abril as 02:44 de Fortaleza para chegar em Navegantes as 09:05. E a volta foi dia 25 de abril: Nav-Fort (10:20-17:42). Visitamos Balneário Camboriú (de 12 a 15/04), Blumenau (de 15 a 17/04) e Pomerode (de 17 a 25/04).

Nosso hotel em Balneário Camboriú foi o Ibis Styles (muito bom e bem localizado) e custou 288,45 reais para cada. O de Blumenau foi o Ibis Blumenau (também muito bom e bem localizado) e custou 219,83 reais para cada. Já o de Pomerode foi o Casa Branca Pousada Boutique (muito bonito, incrível localização e vista: em cima de uma colina e atendimento diferenciado- SUPER RECOMENDO principalmente se estiver de carro devido a ladeira para subir e descer) e custou 1097,50 reais para cada. Ver fotos abaixo.

Hotel Íbis Blumenau

Pousada Casa Branca em Pomerode

Pousada Casa Branca em Pomerode (quarto)

Pousada Casa Branca em Pomerode (café da manhã)

Pousada Casa Branca em Pomerode (vista)

Pousada Casa Branca em Pomerode (andando de bike)

Dia 12/04/2017: como chegamos em Navegantes e tínhamos que ir para Balneário Camboriú pegamos um ônibus no aeroporto para Balneário por 38 reais para cada (43 minutos de viagem; 33,7 km).

Já instaladas em Balneário fomos de Bondindinho (uma espécie de ônibus turístico para o parque Unipraias na orla) por 5 reais para desfrutar das atrações como o Letreiro, o Barco Pirata, os Bondinhos (com uma vista incrível da orla de Balneário), o mirante e a Fantástica Floresta (15 reais o ingresso individual) com atrações (como a tirolesa e o trenó – 45 reais para 2 pessoas) e cenários de floresta encantada.

Aproveitamos para comprar no parque Unipraias o ingresso com translado de ida e volta para o Beto Carrero na casa do turista por 120,00 para cada para um dia. Voltamos para o hotel no final do dia de Bondidinho por 5 reais o ticket individual.

Dia 13/04/2017: o ônibus para o Beto Carrero foi nos pegar numa parada perto do hotel (de Balneário Camboriú para Beto Carrero em Penha são 35,8 km o que dá em torno de 33 minutos de percurso). É um parque incrível com muitos brinquedos e shows que recomendo se tiver tempo reservar 2 dias para curtir o máximo possível. A dica é deixar um dia para os shows e um para os brinquedos. Fomos para 4 shows: Madagascar (bem bonitinho, com os personagens, muito bom para as crianças), Excalibur (esse é pago a parte devido ao almoço incluso – 60,00 para cada = almoço simples e show com cavalos e guerreiros competindo entre times separados por cor do setor da plateia), Velozes e Furiosos (para amantes de carros é super recomendado – com manobras e corridas de tirar o fôlego) e Acqua (na minha opinião o melhor, tipo o circo de soleil – com cores, figurinos e acrobatas incríveis). Recomendo também o passeio de trem que percorre o parque passando pela fazenda – com uma simulação de assalto ao trem bem realista). Voltamos no fim do dia com o ônibus para o hotel.

Dia 14/04/2017: dia de desfrutar do centro da cidade. Fomos de ônibus de linha para o Camelódromo (uma espécie de centro comercial de coisas baratas – gostei muito – comprei pen-drives, cartões de memória e algumas lembrancinhas). A tarde foi a vez do Cristo-Luz (um complexo no alto de uma colina com uma igreja, um Cristo e um mirante com uma vista da cidade que vale conferir no horário do pôr do sol - entrada 15,00 reais por pessoa a meia) – fomos de ônibus gratuito que sai de vários pontos na avenida principal perto do nosso hotel (verificar horários). Fotos abaixo.

Letreiro

Bondindinho

Unipraias

Barco Pirata (Unipraias)

Bondinhos (Unipraias)

Mirante

Beto Carrero (Madagascar)

Beto Carrero (Show Madagascar)

Beto Carrero (Show Excalibur)

Beto Carrero (ilha dos piratas)

Beto Carrero (Show Velozes e Furiosos)

Beto Carrero (Show Acqua)

Beto Carrero (passeio de trem)

Beto Carrero (estação para o passeio de trem)

Beto Carrero (assalto ao trem)

Beto Carrero (salvamento)

Camelódromo

Cristo-Luz

Cristo-Luz (vista do mirante)

Dia 15/04/2017: dia de ir para Blumenau.  Pegamos um taxi para a rodoviária por 15,00 reais e depois um ônibus de Balneário para Blumenau por 25,60 reais a passagem individual. A viagem dura cerca de 1 hora e 16 minutos (73,1 km). Chegamos a tarde e depois de descansar fomos a noite para a Vila Germânica (onde acontece a Oktoberfest e outros eventos, com cenários em estilo enxaimel, lojinhas de artesanato, restaurantes e barzinhos que valem a visita). Pegamos um taxi no hotel para a Vila por 10,50 reais para cada. A volta foi 8,50 reais para cada de taxi também.

Dia 16/04/2017: dia de fazer o reconhecimento do “terreno”. Fomos de ônibus até um ponto mais próximo do centro histórico para desbravá-lo a pé. Passamos pelo Museu da Cerveja, Rua das Palmeiras, Praça Hercílio Luz, Ponte Aldo Pereira de Andrade, Castelinho Havan, Relógio das Flores, Prefeitura Municipal, Teatro Carlos Gomes e Catedral São Paulo Apóstolo. Fotos abaixo.

Museu da Cerveja

Relógio das Flores

Teatro Carlos Gomes

Catedral São Paulo Apóstolo

Dia 17/04/2017: dia de ir para a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode. Fomos de taxi para a rodoviária por 20,00 reais e depois de ônibus para Pomerode por 10,65 reais para cada (viagem de 45 minutos, 31,7 km). Chegamos a tarde na cidade, nos hospedamos e depois fomos de carona com um dos funcionários do hotel para o centro da cidade. Íamos com a intenção de fazer umas compras no supermercado, mas aproveitamos para fotografar logo a maior Árvore de Páscoa com ovos naturais do mundo (com 82.404 casquinhas naturais de ovos) que fazia parte da decoração da Osterfest (festival da Páscoa) pois ela seria logo desmontada porque o festival já tinha terminado. O espaço estava lindo. Valeu a pena a parada para as fotos. Fizemos algumas compras depois e lanchamos no Subway vizinho ao supermercado. Voltamos de taxi para o hotel (20,00 reais).

Dia 18/04/2017: fomos desbravar a cidade a pé. Uma cidade pequena, mas muito encantadora. Tudo muito bem cuidado e lindo. No caminho do hotel para o centro passamos por algumas lojas de fábrica de roupas com preços muito bons tais como a Fakini, Cativa e Kyly (infantil). Vale a pena fazer umas comprinhas. Seguindo o passeio passamos pelo Portal Sul (onde tem lojinha de artesanato e centro de informações turísticas), pela Praça com o Letreiro de Pomerode, pela Prefeitura, pela Nugali (loja de fábrica dos chocolates Nugali-imperdível), pela Torten Paradies (maior e mais famosa confeitaria, padaria e restaurante da cidade-muito boa) e depois  almoçamos no restaurante típico alemão Siedlertal (uma boa pedida para entrar no clima alemão, com buffet à vontade-eu e minha irmã pagamos 103,00 reais). Á tardinha fomos ao Zoológico (muito bom, com uma variedade gigante de animais e super bem cuidado, vale muito a pena principalmente para as crianças=entrada 16,50 reais a meia; dentro ainda pudemos curtir um cinema 7D por 13,00 reais=interessante). Voltamos de taxi para o hotel por 20,00 reais (daria para voltarmos a pé, mas estávamos cansadas).

Dia 19/04/2017: dia de compras no centro da cidade. Roupas infantis na Kyly, de ginástica e de dormir na Zoobrazil e femininas (jeans principalmente) na Cativa. À tardinha fomos novamente a Torten Paradies, Nugali e passamos pela cervejaria Schornstein (boa para os amantes de cerveja com lojinha e tudo). Fechamos o dia com uma ida ao Opa Boteco (pizzaria e bar maravilhoso). Voltamos de taxi para o hotel.

Dia 20/04/2017: dia do meu aniversário. Dia de passear sem compromisso pela cidade e almoçar em um lugar legal por conta da minha irmã. Tomamos um café na padaria Mills por 12,00 reais e o almoço foi no Curupira Haus por 58,00 reais (comida caseira muito gostosa com opções regionais também-destaque para o sorvete ou milk-shake de torta alemã delicioso como sobremesa). Voltamos a pé para o hotel.

Dia 21/04/2017: como neste dia era feriado decidimos fazer um passeio pela rota enxaimel com casas construídas neste estilo (estilo de construção alemã que usa paredes montadas em hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, com espaços preenchidos geralmente por pedras ou tijolos, o que da um visual incrível as casas). O passeio foi de Jeep (chamado Jeep Tour, com o guia Ronald e duração de 3 horas) e fechado no Portal Sul e saída de lá também. O passeio custou 90,00 reais por pessoa e valeu a pena por ser uma programação diferente (mas fique de olho no tempo-se chover não rola e leve um casaco pois no fim do dia o vento castiga um pouco). Passamos pelo Portal Norte e por estradas de terra batida com as casas enxaimel ao fundo e ouvimos as histórias dos colonizadores alemães contadas pelo guia e motorista do Jeep. PS: A rota é boa para ser feita de bike também (para os amantes de ciclismo). O jantar foi no restaurante e pizzaria Schoen por 47,00 reais (comida muito boa). Voltamos de taxi para o hotel por 15,00 reais. Fotos abaixo.

Decoração da Osterfest (Festa de Páscoa)

Entrada para a maior árvore de páscoa com ovos naturais do mundo

Placa do Guinnes Book

Osterfest

Maior árvore de páscoa do mundo

Casquinhas naturais da árvore

Cerca da árvore com decoração de crochê

Osterfest

Teatro Municipal

Zoológico

Zoológico (Hipopótamos)

Zoológico (Pantera Negra e Onça Pintada)

Zoológico (Elefantes)

Jeep Tour

Casa em estilo Enxaimel

Guia Alemão

Fome Zero e Bolsa Família da Época (Ferramentas)

Fazenda da Rota Enxaimel

Parada de Ônibus Verde

Dia 22/04/2017: como queríamos conhecer algumas cidades vizinhas fomos para Blumenau para alugar um carro (alugamos um Fiat Uno). Pegamos um ônibus por 5,70 reais para Blumenau (descemos em frente a rodoviária) e depois pegamos um taxi para a locadora Movida por 21,00 reais. Foram 4 diárias (ficamos com o carro até o último dia-25/04) por 420,64 reais com quilometragem livre e podendo devolver em Navegantes mais uma caução de 700,00 reais no cartão que foi estornado depois.

Já de carro fomos para a cidade de Brusque (viagem de Blumenau para Brusque com duração de 1h; 42,1 km), conhecida pelo seu complexo de lojas de fábrica de roupas. Dia de compras muito proveitoso. Voltamos no fim do dia para Pomerode de carro e jantamos na Torten Paradies (viagem de Brusque para Pomerode de 1h e 30min; 66,8 km).

Dia 23/04/2017: tinha visto na internet um parque verde incrível em Jaraguá do Sul (outra cidade bem perto de Pomerode, a 47 minutos mais ou menos; 34,3 km) chamado Parque Malwee com entrada grátis, muito bonito com espaço para caminhadas porém disputado com carros, lago com pedalinhos e paisagens incríveis- o parque estava cheio. Passamos pelo portal da cidade de Jaraguá do Sul e pelo Jaraguá do Sul Park Shopping (onde almoçamos antes de voltar para Pomerode-no Confra Grill por 50,00 reais e fizemos umas compras na Havan). Chegamos no fim do dia em Pomerode e jantamos na Torten Paradies (por 37,00 reais). Fotos abaixo.

Portal

Parque Malwee (pedalinhos)

Parque Malwee

Parque Malwee (A Costureira)

Portal

Dia 24/04/2017: dia de conhecer outra cidade pertinho de Pomerode, Timbó. Situada a 19,8 km cerca de 24 minutos de percurso de carro que valem o passeio com paisagens incríveis pelo caminho. Cidade pequena, porém, charmosa com destaque para o Complexo Turístico da Thapyoka (represa do rio Benedito) no centro da cidade com a ponte, o rio e o restaurante emoldurando a paisagem. Timbó também é procurada por ser o ponto de partida do circuito e cicloturismo Vale Europeu que passa por várias cidades de Santa Catarina (ideal para os amantes de caminhadas e pedaladas). Voltamos no fim do dia para Pomerode. Fotos abaixo.

Placa de Timbó

Restaurante Thapyoka

Início do Cicloturismo Vale Europeu

Complexo Turístico da Thapyoka

Dia 25/04/2017: fim da viagem. Pegamos a estrada bem cedo (depois de tomar o café da manhã no hotel que foi servido gentilmente mais cedo pela dona da pousada) para Navegantes onde iriamos devolver o carro (a Movida para nossa sorte ficava em frente ao aeroporto-abastecemos o carro por 92 reais para poder devolvê-lo). Depois de 1 hora e 35 minutos e cerca de 76 km (acho que foi até mais pois pegamos 3 engarrafamentos gigantes na BR) conseguimos chegar em Navegantes há tempo de despachar as malas e embarcar para Fortaleza.

Minhas impressões sobre esta encantadora viagem foram que vale muito a pena conhecer Santa Catarina (sem deixar de lado principalmente as menores cidades como Pomerode, Jaraguá do Sul e Timbó que são incríveis principalmente para quem curte natureza e paisagens incríveis), alugar um carro para passear sem presa por estradas magnificas, conhecer pessoas e buscar vivenciar a cultura como um quase local. SUPER RECOMENDO. A cidade que mais gostei foi POMERODE.