segunda-feira, 19 de março de 2018

BRASÍLIA-DF (Novembro de 2011) e PIRENÓPOLIS-GO

Em uma curta viagem de 6 dias pudemos conhecer (eu, minha irmã e uma amiga) a capital do Brasil. Fomos em uma quarta feira e voltamos em uma segunda. Ficamos hospedadas em uma quitinete de uma prima.

Brasília é uma cidade bem interessante. Foi projetada e construída do zero para ser a capital do Brasil. Cheia de atrações arquitetônicas, a maior parte delas projetadas por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Os principais pontos turísticos são os prédios do governo e construções arrojadas (com curvas e linhas incríveis) que valem a visita. Também tem áreas verdes e parques bem bonitos.

Vista de cima, a principal área da cidade (plano piloto) se parece com um avião. E os principais pontos turísticos estão localizados bem no meio (no corpo do avião- eixo monumental) sendo facilmente percorridos a pé.

Passamos pela Praça dos Três Poderes (amplo espaço aberto entre os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo)). Na praça está localizada a escultura Os Guerreiros (também conhecida como os Candangos) considerada um símbolo de Brasília bem como o Panteão da Pátria (memorial cívico fúnebre para homenagear pessoas brasileiras que, de algum modo, serviram para a maturidade e engrandecimento da Nação Brasileira).

Visitamos também o Palácio da Justiça (sede do Ministério da Justiça), Palácio do Itamaraty (sede do Ministério das Relações Exteriores), Catedral Metropolitana, Teatro Nacional, Palácio da Alvorada (residência oficial do Presidente do Brasil), Torre de TV (tem um mirante a 120 metros de altura e vista de 360º de Brasília), Memorial JK (museu à Juscelino Kubitschek), Museu Nacional, Santuário Dom Bosco, Pontão do Lago Sul (centro de entretenimento e lazer com visão do lago Paranoá com bares e restaurantes) e Lago Paranoá.

Ver fotos abaixo.

Panteão da Pátria

Palácio da Justiça

Palácio do Itamaraty

Palácio do Itamaraty (por dentro)

Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana (por dentro)

Teatro Nacional

Palácio da Alvorada

Torre de TV

Memorial JK

Museu Nacional

Santuário Dom Bosco

Santuário Dom Bosco (por dentro)

Pontão do Lago Sul

Lago Paranoá

Fizemos também um bate e volta de carro (1 dia) em Pirenópolis (Goiás). O percurso dura 2h10min. Vimos o Portal de Entrada, o Centro Histórico (com seu conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN) e fizemos uma trilha para conhecer duas cachoeiras incríveis (Santa Maria e do Lázaro).